segunda-feira, 25 de junho de 2007

BERGMAN

Ingmar Bergman me conquistou definitivamente.Não há solução para esse encontro fatal.O sueco, dono da Ilha de Faro, acrescentou na minha vida uma estética vibrante e uma perspectiva profunda de arte.Quando ouvi falar do diretor de Morangos Silvestres e vi rapidamente algumas de suas imagens, percebi um novo universo.
Os filmes de Bergman são dramas densos, marcados por diálogos profundos e longos. Abordam temas existenciais. Os atores são quase sempre desconhecidos do grande público e talentosíssimos. A língua sueca é pura identidade.O resultado é uma obra de beleza absurda.
Mas diante de todas as características ditas, o que me encanta verdadeiramente é encontrar numa sala de projeção minhas lembranças, dúvidas, angústias, esperanças e devaneios.Reflexo. Espelho.Perfeita catarse!
Concordo que para muitos o cineasta o qual me refiro é um total desconhecido.Para alguns um nome não muito estranho. Para outros um velho amigo. No entanto, o que importa agora é que a partir dessa leitura, ele se torna uma interrogação ou uma confirmação.Meu desejo, leitores, é compartilhar e fazer conhecer.
Para mim, ver seus filmes é uma experiência similar a de um desvendar.Um descobrimento. O alcance de algo de luminoso na alma e no intelecto. Faz pensar porque é thauma¹. E é disso que gosto. É disso que preciso.Vocês vão gostar também.

Abraços!



***Caso haja interesse, vejam: Fanny & Alexander, Persona, Morangos Silvestres, O Sétimo Selo, Cenas de um Casamento, A Fonte da Donzela, Luz de Inverno ou Os Comungantes,Através de um Espelho, O Silêncio, Sonata de Outono, Sonhos de Mulheres , Noites de Circo etc.
___________________________________________________
¹Thauma: espanto, admiração, perplexidade. Experiência que, segundo Platão e Aristóteles, dá origem ao pensar filosófico.
( REZENDE,Antônio.Curso de Filosofia.Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor/SEAF, 1986, p.13 )


6 comentários:

Anônimo disse...

Céu!
Sempre criativa e encantadora, não é verdade?
Já ouvi alguma coisa relacionada a Morangos Silvestres... agora terei que investigar de verdade!
Obrigada por sempre contribuir para o meu enriquecimento cultural! hehe
Adoro-te!

Beijos!

Anônimo disse...

Cada dia que passa eu conheço mais um pouco de Marcele...
Hoje eu descobri que ela gosta de cinema (pelas conversas no trabalho e agora, lendo o Pequenas Impressões).

Vc é uma pessoa rica por dentro!
:*

Olha, Morangos Silvestres eu também já ouvi falar...
E, claro, ouvi falar de Bergman HOJE, em nossas conversas.

Obrigada por sempre contribuir para o meu enriquecimento cultural!²

=D

Beijão!

Delirium disse...

Gosto da paixão com que Pequenas Impressões fala sobre os seus amores, isso me faz querer aprofundar cada vez mais na magnitude da Arte, de um modo geral... Não me perdôo por não ter visto ainda o trabalho de Bergman e ter mergulhado em emoções tão profundas... Para mim, a Arte é engrenagem que move a minha vida, e mais do que isso, a Arte me ampara, me acolhe, seja em um bom filme, numa boa música, num poema, num livro, num quadro... Sempre me permito ser tocada pela arte, e Pequenas Impressões desperta em mim esse amor com que fala de seus amores...

Anônimo disse...

Marcele,

Adoro filme, então fiquei curiosa, vou assistir alguns desses que vc citou... Bjs.

André Setaro disse...

Bergmam é um dos meus cineastas essenciais. Utilizando-se do cinema como um veículo de expressão de sua visão de mundo, de sua filosofia de vida, pode ser considerado um pensador, além de, evidentemente, excelente cineasta. Como bem disse François Truffaut, para se ser um verdadeiro cineasta é preciso que haja um estilo pessoal, uma maneira particular de articular os elementos da linguagem cinematográfica, e uma visão de mundo. É o que faz o autor cinematográfico.

André Setaro disse...

Escrevi um artigo sobre a morte de Bergman e Antonioni no site 'Nacocó'
Para acessá-lo, clique aqui, ou, se for o caso, cole o endereço em seu navagador:

http://www.nacoco.com.br/boulevard/bergmanantonioni.html