sábado, 9 de junho de 2007

O FINGIDOR

Sou apaixonada por literatura.Vivo submersa em letras, cercada de poetas, escritores, personagens e tramas fantásticas.Contar os detalhes dessa relação num só texto seria demasiado cansativo para vocês, leitores, pois levaria muito tempo, muitas linhas e, convenhamos, isso não cabe em um blog. Apenas quero, nesse primeiro momento, falar de um poeta intensamente presente na minha vida: Fernando Pessoa.
Acredito que a maioria de vocês já leu, ou pelo menos, ouviu falar desse português sui generis. Mas eu, menina inquieta e amante da beleza, conheci Pessoa na estante preta que havia lá em casa. Só nos conhecíamos de vista. Foi numa aula de língua portuguesa, ora, que nos falamos pela primeira vez. Peguei o livro que havia na estante e comecei a ler.
A figura daquele homem sério, de óculos e chapéu que tinha poucos amigos e vivia a produção literária como um sacerdócio, me instigou profundamente. Dono de uma obra única na literatura universal, o criador de Caeiro, Reis e Campos é fundamental não só para quem estuda literatura, ou para um diletante da palavra escrita, mas também para todo aquele que vive e percebe a necessidade de beleza no mundo.
Não existe um dia em que não leia, pense, recite mentalmente uma poesia ou até mesmo uma estrofe de Fernando. A impressão que tenho é a de estar declamando todo o universo nos sonhos portugueses de ser uma grande nação, na busca interior do homem por um lugar ideal, na postura antimetafísica de Caeiro, na percepção da efemeridade do mundo de Reis e na inadaptalidade às normas da vida de Campos, entre outros e muitos sentimentos humanos, descritos pelo Fingidor em sua difícil caligrafia.
Tenho a impressão, também, de que escrevi pouco sobre o meu querido poeta, mas devo ter calma...calma diante de mim mesma, da vida, das pessoas, dos sentimentos, das vontades...dos desencontros...das minhas insanidades.


Abraços!




9 comentários:

Unknown disse...

Ceu achei q seus textos são de uma profundidade muito grande e me tocaram profundamente suas palavras, achei lindo amiga!!!!!
Bjo!!!!!!
ALE.

Anônimo disse...

Ai amiga..
Muito lindo seu texto
Profundo e leve como vc...Bem sua cara!!!
Adoro o q vc escreve...
Vou viras fã desse Blog viu???
beijoooooo

bicodafenix disse...

é ele, sempre ele...

Anônimo disse...

Não há o que negar... Mesmo que não o conhecesse em nada, diria que é lindo pela eloqüência das palavras que falam do seu amor e de sua paixão pelo rapaz Pessoa.
Ame mesmo o homem de existência literária. Pois, se não houver homens dignos de mulheres como nós, essa é a parte que nos cabe deste latifúndio! Vale ressaltar, por fim, que "navegar é preciso".
Você é linda!

Anônimo disse...

Ah! Sem esquecer, é claro, que entre os fingidores (que são todos), poucos tem o poder de o ser com classe. Pessoa é um deles!

Unknown disse...

Ahmmm, então é tu Cel? =)
E eu me perguntando como a dona deste flog tinha me achado, rsrsrs... Muito, muito bom mesmo. Fernando Pessoa é de uma profundidade desconcertante, mas eu tenho gostado! Procura o livro do desassossego.

Anônimo disse...

primaaaaaaa..
vc vai ser escritora?
risos, se n for q desperdício, pois vc está no caminho certo..
seu texto ta ótimo, vc fala pouco e muito ao mesmo tempo, coisas de escritores..risos..
bjuuuuuuuuu
=]

Anônimo disse...

Seu Texto me lembrou muito esse trecho que adoro:
“Sou o intervalo entre o que desejo ser e o que os outros me fizeram”
Álvaro de Campos

T.Barros disse...

Oi Poetisa!
Falar de Fernando Pessoa assim como você é quase que impossivel!

Tenha em mente que todos somos poetas, entretanto alguns (como você) assimilam melhor os sentimentos, liberando-os para que outros apenas sintam.