quinta-feira, 9 de abril de 2009

NUA NA CHUVA

Sai correndo nua, na chuva. Estava desesperada. Os carros buzinavam quando passava, alguns homens gritavam: mulher nua! mulher nua!
Chovia muito. Tinha medo. Louca! Louca! , alguns bradavam.
Acordei, nesse dia, estupefata: tinham – não sei como – revelado meus pensamentos em filme fotográfico. Exibiram no cinema. Na primeira sessão da quarta-feira. Toda imprensa foi convidada. Muitas pessoas: crianças, namorados, velhos. Toda a gentalha da cidade. Todos me vendo por dentro.
As autoridades acharam nocivo expor a população ao meu mundo insalubre. Decidiram recolher o material. A NASA ficou muito interessada e quis testar o pensamento humano em extraterrestres. Mas a Rússia enviou um agente secreto que o roubou antes da experiência ser feita. E meus pensamentos viraram arma de guerra, disputas continentais, ideológicas, políticas.
Meus pensamentos se espalharam, se perderam por aí. Continuei correndo nua – na chuva. Até que uma ambulância parou na minha frente. Levem ela! Amarrem ela! Lugar de doido? É no hospício!
E a liberdade? Apenas um sonho, meus amigos.

8 comentários:

Brenno A. B. Espírito Santo disse...

Acho que todos um dia se sentem assim. Um grito de liberdade, pensamentos loucos. Você simplesmente consegue transpor os pensamentos de todos em um texto simples e emotivo.
Você tem um dom maravilhoso, nunca deixe que digam o inverso.

Cau disse...

É quando não concordamos com eles que nos perseguem e nos taxam de loucos. Mas jamais abrirei mão da minha liberdade, do meu mundo particular e de minhas idéias tão sinceras.
Céu, vc é a MINHA escritora.
AMO!

cinara disse...

Você está cada vez melhor , criativa , emotiva e simples, transporta nossos constantes e loucos pensamentos para as palavras... Precisamos de fotos para ilustrar,aceita a proposta??

Delirium disse...

Alguns olhos vêem muito além dos tecidos - da roupa, da epiderme - e são capazes de desnudar até mesmo a nossa alma. Mas a maior parte dessas impressões, sobre os outros, não passam de conjecturas imprecisas. E entre o presumível e a realidade, existem guerras, disputas políticas, ideológicas, conforme nos relata o próprio texto. Muitas vezes, nos sentimos nus, quando somos observados, analisados e apontados. Isso também é uma forma de roubar a liberdade alheia!

MJ

Anônimo disse...

Oi, Céu. Li seus textos e gostei muito! Você tem uma mente extremamente lúcida e criativa, seu texto tem personalidade e correção. Profundidade, ótimas metáforas e analogias. Gostei especialmente de "Antônio" e "Nua na chuva". Imenso potencial que você deve desenvolver ilimitadamente. Com admiração, Sylvia Verônica

john disse...

simplesmente surpreendente, gostei muito mesmo... devo salientar que serei um visitante constante, pois conseguiu prender minha atenção.


Somos loucos

Talvez muito, talvez pouco

Vivendo ao acaso, criando casos

Contando histórias

Delatando a essência da vida

Falando de nossas feridas

Correndo na chuva

Com a nudez do corpo e da alma

Exercendo o dom da loucura calma

A loucura dos visionários

Aqueles que enxergam o mundo

Pelas lentes da poesia

Da palavra escrita

Da escrita aflita

Aflita, pra pular do papel

Pra conhecer o mundo

Pra ser o tudo

Pra ser amada

E finalmente rebelar-se contra

A sanidade cotidiana
Que simplesmente é O NADA

(João Paulo de Souza Almeida)

Grigório Rocha disse...

Nossa, que texto Onírico. Como se traduzindo em palavras um filme de David Lynch ou uma pintura de Max Ernst.
Sem dúvida, toda nudez será castigada, seja ela ideológica, política ou sentimental.
Pelo menos nos resta a capacidade de sonhar (por enquanto...) e curtir um pouquinho a nossa loucura.
Parabéns.

www.poesiasdoabsurdo.blogspot.com

Imcompreendida disse...

Quando vais atualizar???

um abraço,