domingo, 22 de junho de 2008

BANDEIRA

Ontem estava pensando sobre a festa de São João e me lembrei de um poema¹ escrito por Manuel bandeira. Um dos poetas que admiro pela vida e obra.
Manuel Bandeira descrevia uma noite de São João na poesia. Falava de pessoas queridas, das saudades que sentimos, quando as mesmas já não pertencem mais a este mundo. Personagens da infância, lembranças de uma noite de sonho e alegria. Momentos de doçura. Recordei, então, das minhas noites de São João. Fiquei feliz ao perceber que minha infância foi tão bonita como o poema.
Atualmente não comemoro a festa junina como antes, mas estou satisfeita com a memória do São João que vivi. Genuíno, puro e repleto de uma infância bem vivida. Manuel Bandeira, no entanto, não teve uma vida tão feliz. Perdeu família e a saúde, mas jamais a virtude de perceber, no mundo, saídas para a felicidade, para o bem viver.
Memórias da infância, São João e Manuel Bandeira. Excelente mistura para renovar a alma e entender que nem tudo está perdido. “
Uns tomam éter, outros cocaína. Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria.”²

_________________________________________

¹ O poema ao qual me refiro, chama-se Profundamente.
²
Verso de Não Sei Dançar, uma poesia também escrita por Manuel Bandeira.


Abraços!

4 comentários:

Anônimo disse...

Também sinto saudades de minha infância, da pureza, do brilho e delicadeza que a refletiam. Ah se todos tivessem a alma eterna de uma criança, seria muito bom.

Pena que nem todos podem desfrutar de uma infância genuína, Manuel Bandeira nos mostra isso...

Beijos, amiga!
;*

Anônimo disse...

Oi,

vc é a Moni, amiga do Junior??? Passa lá na comuna dos Escritores Salvador, para saber do encontro... Como não consegui falar no orkut, vim deixar um recado aqui... gostei do seu blog, esse texto ficou legal, me fez relembrar tb da minha infância nas noites de São João, da fogueira, das bombas... Um Abraço,

Anônimo disse...

Oi,

vc é a Moni, amiga do Junior??? Passa lá na comuna dos Escritores Salvador, para saber do encontro... Como não consegui falar no orkut, vim deixar um recado aqui... gostei do seu blog, esse texto ficou legal, me fez relembrar tb da minha infância nas noites de São João, da fogueira, das bombas... Um Abraço,

john disse...

concordo com vc no texto e no gosto pelas poesias de bandeira
abraços